Talvez você sempre se pergunte: Por quê cargas d’água existe essa tal de filosofia? Para quer serve isso? Vale a pena estudar filosofia?
Bem, você pode não ter percebido, mas mesmo sem ter a intenção você já filosofou. Como? Vou te explicar.
Uma das definições do que é filosofia que eu mas aprecio e a da Professora e escritora Marilena Chauí, que diz o seguinte:
“A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceita-los sem antes have-los investigado e compreendido”.
Nessa definição podemos perceber que a a filosofia não é apenas uma disciplina, ou um método, mas trata-se de uma postura, podemos dizer que a filosofia é um estilo de vida. A filosofia vem nos ensinar a pensarmos sobre o mundo em nossa volta, tentando endende-lo e consequentemente, transformá-lo. Tudo começa com perguntas, com questionamentos, com o abandono da estabilidade de nosso limitado conhecimento em detrimento de uma aventura pela busca de novos conhecimentos. Se não questionarmos, se não pensarmos, se não filosofarmos, não poderemos compreender tudo o que nos cerca e dessa forma, se assim fizéssemos desde o início da humanidade, ainda estaríamos talhando pedras e caçando em florestas, dessa forma podemos até afirmar que a filosofia ou o ato de filosofar e elemento inerente ao homem como ser pensante.
Estudar filosofia e viajar pela história do conhecimento humano, entender como o homem entende o mundo em sua volta desde os primeiros registros, dialogar com as primeiras ideias, com as teorias construídas pela história, cada uma dentro do seu tempo e sua particularidade, para então, entendendo como pensavam os que vieram antes de nós, possamos entender o mundo em que vivemos hoje é com isso, quem sabe, transformá-lo.
Deixe um comentário