Introdução à Filosofia

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(UEL – PR) “Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. De Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56. O texto [anterior] é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.

(Fac. Direito de Franca SP/2013) – “A elaboração de uma mitologia tinha evidentemente começado cedo entre os gregos; jamais ela tinha cessado onde quer que houvesse gregos, sempre oral e solenemente. Tratava-se de uma atividade social de alto nível, e não do devaneio fortuito de um poeta ou do excesso de imaginação de um camponês. O objeto essencial do mito eram as ações, e não as ideias, as convicções ou as representações simbólicas; eram os fatos — guerras, dilúvios, aventuras em terra, mar e ar, querelas familiares, nascimentos, casamentos e mortes. Escutando as narrativas, no decorrer dos ritos (…), vivia-se por procuração a experiência que outros tinham vivido.” M. I. Finley. O mundo de Ulisses. Lisboa: Presença, 1972, p. 24-25. Adaptado. Ao caracterizar o papel dos mitos na Grécia antiga, o texto:

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