Alguns conselhos de um professor…

Alguns conselhos de um professor…

Diz o dito popular que conselho se fosse bom não se dava, se vendia. Bem, como minha missão de vida é ensinar, não cobrarei pelos conselhos que deixo a vocês, toda via, espero que de alguma forma, tudo que tenho a compartilhar da minha jornada pessal possa ajudar a vocês.  Com um isso, aqui vai alguns conselhos.
Primeiramente saibam, a vida é feita de constantes mudanças. Tudo muda, já dizia filósofo da antiguidade Heráclito! Toda nossa vida é repleta de mudanças. Sempre passamos por elas, é inevitável! As mudanças não param e certamente ainda virão muitas outras, e estejam certos de que na vida ciclos começam e depois terminam, e quanto a isso não há nada que possamos fazer, por isso, o importante neste momento e cuidar para que, entre uma mudança e outra, possamos acumular boas lembranças. Sua “poupança” de boas experiências precisa ter algo substancialmente significativo para lhe dar “gás” na caminhada da vida. Façam sempre o melhor possível, escrevam suas histórias da melhor forma possível, pois quando tudo passar, suas ações ainda ecoaram pelo tempo, para além de sua existência. Eis aqui a única forma de um mortal ser eterno, tudo que vivemos ecoará pela eternidade. Saibam, tudo muda, tudo passa, não obstante, nós mudamos, nós passamos, mas nossa história é um incrível som que ecoa ininterruptamente por toda a eternidade, com isso, deixo-vos um pedido: Vivam de tal forma que a história da vida de vocês ecoe como uma linda sinfonia pela infinita linha do tempo.

Em segundo lugar, nunca deixe de acreditar que é possível! Não me importa no que você quer acreditar, acredite (menos que  terra é plana). Certamente hoje vocês estão em um empolgante processo de construção de sonhos, sempre estamos a construir sonhos e vivenciar esses projetos. Mas eu preciso lhes contar um segredo: Vocês experimentarão dias bons bem como dias ruins, e em alguns momentos a vida vai lhes provar, assim vocês serão tentados a desistir, a deixar de acreditar. Nesse momento, continuar vai depender apenas de você. Quer saber? Comprometam-se com vocês mesmos a nunca desistir, assim não importa as circunstâncias, vocês não desistirão. Siga em frente, ainda que pareça extremamente impossível, nunca deixe de acreditar, não importa o quão difícil esteja e seja, não desista. O jogo só termina quando o juiz apita o final da partida! 

Em terceiro e último lugar, vivam com toda a intensidade possível! Ame a vida com todas as suas forças. Nietzsche, quando explicando seu conceito de amor fati, escreveu:

“Minha fórmula para a grandeza no homem é amor-fati: não querer nada de outro modo, nem para diante nem para trás, nem em toda eternidade. Não meramente suportar o necessário, e menos ainda dissimulá-lo […], mas amá-lo”

Ame a vida! Se tudo estiver bem, ame! Se tudo estiver mal, ame ainda assim! Você é necessariamente um livro de frases escritas com os mais diversos sentimentos, pensamentos, experiências e situações. Tudo o que lhe advém, seja bem ou mal, acaba por formá-lo como ser, assim, portanto, você é inevitavelmente um composto de sucessos e de fracassos, choros e risos, alegrias e tristezas, por isso, ame a sua vida. Não ame um ideal de vida, ame a sua vida, a que você tem hoje e agora! Não passe a vida esperando por um dia especial, mas que seja hoje o seu dia especial, que seja agora a sua hora, por isso ame, ame a sua vida com todas as suas forças, assim descobrirá que ser feliz independe das circunstâncias, mas é uma condição essencialmente sua!

No demais, apenas desejo uma especial jornada a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *