Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens

Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens

Após alcançar sucesso e fama com a publicação do Discurso sobre as ciências e as artes, Rousseau voltou a escrever para a Academia de Dijon, porém desta vez sem almejar prêmios.

O texto foi escrito em 1754 em reação a uma competição por um prémio da Academia de Dijon respondendo o seguinte: O que é a origem da desigualdade entre os homens, e é ela autorizada pelo direito natural?

O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens é dividido em 3 partes, sobre as quais apresentarei uma síntese a seguir: a primeira é a Dedicatória, seguida do Prefácio e por último o próprio Discurso.

Rousseau tem a convicção de que o homem é bom por natureza, e em seu primeiro discurso afirma que os costumes degeneram à medida que os povos desenvolvem o gosto pelos estudos e pelas letras, neste novo trabalho procurará mostrar as causas desta degeneração. Segundo Jean Jacques o homem natural é bom, e no isolamento é igual a todo homem. É a partir do momento que resolve viver em sociedade que as desigualdades aparecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *